terça-feira, 19 de junho de 2007

Portifólio

Potifólio e sua importância

Portfólio é uma coleção dos trabalhos realizados pelo aluno, que permite acompanhar o seu desenvolvimento, analisar, avaliar, executar e apresentar produções resultantes das atividades desenvolvidas num determinado do período.
O portifólio é uma pasta individual, onde são colecionados os trabalhos realizados pelos alunos, no decorrer dos seus estudos de uma disciplina, de um curso, ou mesmo durante alguns anos, como ao longo de um ciclo de estudos.
Potanto, o Portfólio é que um instrumento que compreende a junção de todos os trabalhos realizados pelos estudantes durante um curso ou disciplina incluindo relatórios de pesquisa, anotações de experiências e ensaios auto-reflexivos. Um Portfólio tem como maior objetivo ajudar o estudante a desenvolver a habilidade de avaliar seu próprio trabalho. É também um instrumento que pode auxilia na avaliação do impacto de programas educacionais.
Serve especialmente para:
• Demonstração, pelo estudante, de habilidades específicas, competências e valores.
• Reflexão e avaliação por parte do aluno sobre seu próprio aprendizado.
• Explicação, pelo estudante, da natureza do trabalho e que tipo de desenvolvimento esta tarefa possibilitou.
• Fornecimento de retro-informação (“feedback”) para os estudantes, pelo professor ou comitê que se responsabiliza pela avaliação do Portfólio.
A proposta do Portifólio pode ter variações em sua apresentação, mas em geral contém: carta de apresentação, síntese e reflexão sobre leituras feitas e atividades desenvolvidas e apresentadas, documentação que evidencie o progresso, apresentado sob várias formas, desde projetos desenvolvidos em sala de aula como atividades conduzidas em escolas; amostras de ferramentas utilizadas para aprendizagens pretendidas; reflexão sobre o desenvolvimento do aprendizado e das formas utilizadas para tal.
Além de sua própria produção acadêmica, o aluno é incentivado a colecionar, no portfólio o registro de suas reflexões e impressões sobre a disciplina ou curso, opiniões, dúvidas, dificuldades, reações aos conteúdos e aos textos indicados, às técnicas de ensino, sentimentos, situações vividas nas relações interpessoais e outros aspectos. No momento devido, todo esse material colecionado poderá oferecer subsídios para a avaliação do aluno, do professor, dos conteúdos e das metodologias de ensino, assim como para estimar o impacto da disciplina, curso ou programa educacional.
Ficou implícito na análise das características do portfólio como um "diário do aluno", que este é por excelência um instrumento de avaliação continuada. O registro diário dá um sentido cronológico às anotações que, desse modo, propiciam acompanhar e avaliar continuamente o sentido de desenvolvimento do aluno - uma operação das mais problemáticas quando se trata do ensino presencial, e crucial quando se trata do ensino à distância.
Utilizada para fins de individualização do ensino, a análise do conteúdo do portfólio fornece informações que permitem ao docente traçar o perfil do aluno em termos de interesses, de habilidades e capacidades, desenvolvidas e por desenvolver. Por sua vez, esse perfil constituirá a base para o planejamento de atividades, leituras complementares e tarefas desenhadas especialmente para aquele indivíduo.
Referências
MOULIN. Nelly. Utilização do Portfolio na Avaliação do Ensino a Distância.
Disponível em:4abed&infoid=112&sid=
122&tpl=printerview>.Acesso em: 09 junho 2007.
ALVARENGA, Georfrávia Montoza. Portfólio: o que é e a que serve?
Disponível em:. Acesso em: 09 junho 2007.
VIEIRA, Vânia Maria de Oliveira. Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem.
Disponível em: s1413855720020002000
057ing=em&nrm=is>. Acesso em: 09 junho 2007.