quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Globo terrestre como instrumento de ensino

Utilização do Globo Terrestre para o ensino na Geografia

O globo terrestre é uma esfera sobre a qual é desenhado um mapa da Terra, contendo dados da superfície terrestre. É a maneira mais fidedigna de representar o planeta Terra, pois representá-lo no plano de uma folha de papel provoca grandes deformações.
O globo terrestre é muito utilizado no ensino da ciência e da geografia principalmente para o ensino no primeiro grau, tendo como objetivo principal demonstrar ao estudante de uma forma mais concreta, visual e real, efeitos e situações do nosso mundo, como: a Lei da Gravidade, solstícios e equinócios, rotação da terra junto com o efeito da força da gravidade, localização e efeitos nos pólos, localização no globo terrestre dos diferentes dados geográficos, como: fauna, economia regional, tipos étnicos, assim como outros efeitos e situações.
O globo também irá conter fronteiras políticas, características físicas, localização de cidades e outras informações geográficas, sócio-políticas e econômicas. Normalmente, não tem caráter técnico ou científico especializado, servindo somente para fins ilustrativos ou culturais e exibindo suas informações por meio de cores e símbolos.
O globo terrestre também serve para identificar pontos dentro dele. Para isso, os pontos do globo podem ser referenciados por suas coordenadas cartesianas. Os círculos imaginários que envolvem a Terra são os paralelos e os meridianos, chamadas de coordenadas geográficas, cuja intersecção serve para localizar qualquer ponto sobre a superfície terrestre. Todos os paralelos cortam perpendicularmente o eixo terrestre, enquanto os meridianos se cruzam nos extremos (ou pólos) do eixo terrestre.
Como a Terra é redonda, criaram-se referenciais de partida para a latitude e a longitude. Para se determinar a latitude, o referencial é o paralelo 0°, o Equador; da longitude é o Meridiano Principal ou de Greenwich.
A impressão do globo sempre é em altíssima resolução, obtendo assim, uma perfeita definição a todas as informações nele contidas.
A utilização do globo terrestre como instrumento de ensino, favorece o aprendizado do aluno por ilustrar o planeta. Para o professor também é de extrema importância, pois além de didático é um instrumento relativamente barato e que toda escola pode adquirir.
No entanto, consideramos o globo terrestre como um ponto crucial para a compreensão do espaço geográfico, sendo a forma mais adequada para ensinar e demonstrar ao aluno a realidade, permitindo assim uma melhor condução na prática pedagógica do professor.

Bibliografia:
www.ig.ufu.br/revista/volume17/artigo16_vol17.pdf