terça-feira, 19 de junho de 2007

Relatório de observação

OBSERVAÇÃO DE AULA

Introdução

O presente trabalho é um relato de um estágio de observação realizado em um Colégio Estadual da região sul de Londrina, no qual observamos dez aulas de dois professores de geografia. Verificamos a interação dos alunos com os professores e os métodos com que os docentes ministraram suas aulas.

Relatório

O Colégio estadual albino Feijó Sanches está localizado na região sul de londrina, no bairro São Lourenço.
Esta escola é de grande importância para o bairro, pois é a maior da região sul, e oferece as modalidades de ensino fundamental e médio. Além disso, pela sua localização na periferia de Londrina, e escola atende boa parte da população carente da região.
A estrutura física do colégio é visivelmente antiga e deficiente em alguns espaços necessário para uma grande instituição de ensino, pois observamos que não há auditório e algumas salas são muito pequenas para o contingente de alunos.
Observamos por parte dos discentes uma certa indisciplina, das oito salas de aula, três apresentavam comportamento indesejáveis, dificultando o rendimento das aulas.
Em relação aos docentes, tivemos por parte deles uma boa receptividade. O Albino Feijó apresenta um número elevado de docentes. Para a disciplina de geografia, o colégio oferece três profissionais especializados.
No estágio, acompanhamos aulas de dois professores de geografia, que são formados pela UEL. Sentimos durante a observação que ambos estão realizados como professores de geografia apesar das dificuldades encontradas durante a carreira. Estes professores incentivam seus alunos à busca de uma universidade pública, mesmo sabendo que os índices de alunos da periferia que chegam até a UEL é pequena.
Nas aulas observadas, notamos que há interação dos alunos com os professores é satisfatória.
Os instrumentos de ensino utilizadas nas aulas foram: maquetes; vídeo; quadro negro; mapas e livros didáticos. A forma de abordagem dos conteúdos foram através de aulas expositivas, discussões, exercícios e outros.
Portanto, este estágio de observação nos deu uma noção da realidade de uma escola de periferia e como poderemos trabalhar nas escolas públicas, em especial nas regiões periféricas.